Normal view MARC view ISBD view

Avaliação da qualidade do serviço de saúde da Maternidade do Centro Hospitalar do Médio-Ave, E.P.E. / Anna Izabel Meleipe de Nápoles ; orient. Caetano Alves

Main Author Nápoles, Anna Izabel Meleipe de Secondary Author Alves, Gonçalo Caetano, 1963- Publication Porto : IPAM, 2019 Description 133 p. Series Dissertação de Mestrado. Gestão de Marketing Abstract Atualmente, os serviços têm de ser providos de alta personalidade, pois o consumidor está a ficar cada vez mais exigente. É importante avaliar de forma permanente o comportamento do indivíduo para que, se houver algum tipo de acontecimento que não vá de encontro aos seus desejos conseguir reconquistá-lo. Portugal tem reunido esforços para melhorar a qualidade dos seus serviços e reorganizar o setor hospitalar, pois o consumidor quando recorre aos cuidados de saúde, espera que as suas expectativas e necessidades sejam satisfeitas. Assim, é fundamental que a gestão das instituições seja voltada para o paciente, pois trata-se de um assunto tão humano. O objetivo da presente investigação assenta em perceber a qualidade do serviço de maternidade do Centro Hospitalar do Médio-Ave, E. P. E., na ótica das parturientes e dos profissionais de saúde. A qualidade será mensurada através do instrumento SERVQUAL, assente em cinco dimensões: tangibilidade, fiabilidade, capacidade de resposta, segurança e empatia, onde serão avaliadas as expectativas e perceções, de modo a perceber qual das dimensões mais impacta na definição de qualidade para esta amostra. O presente estudo de caso possui uma técnica de recolha de dados qualitativa, com triangulação de técnicas, qualitativas e quantitativas, com recurso a técnica de análise de dados quantitativos. Para a obtenção de resultados foram realizados questionários, durante 41 dias a parturientes e profissionais de saúde, tendo sido alcançada uma amostra de 94 e 41 respondentes, respetivamente. Os resultados evidenciam que os diferentes grupos partilham opiniões diferentes para a definição de qualidade. Para as parturientes, a dimensão empatia e capacidade de resposta foram as mais evidentes para a definição de qualidade, enquanto para os profissionais de saúde, foram as dimensões tangibilidade, segurança e empatia. Topical name Marketing
Marketing - Gestão
Serviços - Marketing
CDU 658.8 Online Resources Click here to access the eletronic resource http://hdl.handle.net/10400.26/29831
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current location Call number Status Date due Barcode Item holds
Book Biblioteca IPAM Porto
DM 658.8 NAP 10924 Depósito 10924
Total holds: 0

Projeto Profissional

Atualmente, os serviços têm de ser providos de alta personalidade, pois o consumidor está a ficar cada vez mais exigente. É importante avaliar de forma permanente o comportamento do indivíduo para que, se houver algum tipo de acontecimento que não vá de encontro aos seus desejos conseguir reconquistá-lo.
Portugal tem reunido esforços para melhorar a qualidade dos seus serviços e reorganizar o setor hospitalar, pois o consumidor quando recorre aos cuidados de saúde, espera que as suas expectativas e necessidades sejam satisfeitas. Assim, é fundamental que a gestão das instituições seja voltada para o paciente, pois trata-se de um assunto tão humano.
O objetivo da presente investigação assenta em perceber a qualidade do serviço de maternidade do Centro Hospitalar do Médio-Ave, E. P. E., na ótica das parturientes e dos profissionais de saúde. A qualidade será mensurada através do instrumento SERVQUAL, assente em cinco dimensões: tangibilidade, fiabilidade, capacidade de resposta, segurança e empatia, onde serão avaliadas as expectativas e perceções, de modo a perceber qual das dimensões mais impacta na definição de qualidade para esta amostra.
O presente estudo de caso possui uma técnica de recolha de dados qualitativa, com triangulação de técnicas, qualitativas e quantitativas, com recurso a técnica de análise de dados quantitativos. Para a obtenção de resultados foram realizados questionários, durante 41 dias a parturientes e profissionais de saúde, tendo sido alcançada uma amostra de 94 e 41 respondentes, respetivamente.
Os resultados evidenciam que os diferentes grupos partilham opiniões diferentes para a definição de qualidade. Para as parturientes, a dimensão empatia e capacidade de resposta foram as mais evidentes para a definição de qualidade, enquanto para os profissionais de saúde, foram as dimensões tangibilidade, segurança e empatia.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.